27 de março de 2014

Tertúlias "Saber à Terça": Os fornos da cal

Realizou-se na passada 3ª feira, dia 25 de março, pelas 21horas nas instalações do Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias, a primeira tertúlia “Saber às terças”, cujos objectivos são os de preservar, promover e divulgar a história, cultura e património da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

A primeira tertúlia, foi dedicada aos fornos de cal de Pataias, atividade incontornável da história local, com importante peso na identidade sociológica e económica da freguesia. Estiveram presentes como oradores os senhores Joaquim Ribeiro “Matreiro”, António Vaz “Leão” e António Grilo, os três últimos industriais da cal e ainda o Prof. Dr. António Valério Maduro, historiador e investigador com múltiplos trabalhos da história local, e autor do único texto científico conhecido dos fornos da cal em Pataias. O moderador foi o Dr. Paulo Grilo, investigador local e neto do antigo forneiro Joaquim “Ronceiro”.

A palestra iniciou-se com a intervenção do Prof. Maduro que abordou o contexto histórico da existência dos fornos de cal no concelho, inicialmente associados à Abadia de Alcobaça, e a sua posterior deslocação para Pataias, provavelmente associada à riqueza e abundância de combustível (mato) para os fornos. Contextualizando a vivência nos Coutos de Cister sob o domínio dos monges, disse ainda que os primeiros registos de fornos de cal em Pataias surgem na primeira metade do século XIX, sendo muito provável que a sua existência fosse anterior. Lamentou ainda a realidade local do concelho de Alcobaça que tem deixado desaparecer o riquíssimo património histórico-cultural que possui, referindo que a construção de um núcleo museológico de arqueologia industrial, com os fornos, as pedreiras e um centro interpretativo seriam seguramente uma boa aposta e uma mais-valia para a oferta turística da região.

Quanto aos mestres forneiros, pelo meio de inúmeras histórias que caracterizaram a vivência de Pataias desde finais do século XIX até 1990, com especial destaque para o período de 1930-1990, abordaram todo o processo de fabrico da cal, da pedreira até à sua venda, passando pelo empedrar, pela cozedura, pela desenforna e pelo armazenamento da cal. Referência ainda importante aos pinhais, essenciais no fornecimento de combustível para os fornos.

A todos os presentes e em especial ao senhores Joaquim “Matreiro”, António Grilo, António “Leão” e Prof. António Maduro e ao Paulo Grilo pela moderação e ao Agnelo Ferreira pela captação das imagens vídeo, os nossos agradecimentos.


Os oradores convidados. Da esquerda para a direita: António Valério Maduro, António Grilo, Joaquim Ribeiro "Matreiro", António Vaz "Leão"

 António Maduro na sua intervenção sobre o início e razão de ser dos fornos de cal em Pataias

 Os últimos mestres forneiros. Da esquerda para a direita: António Grilo, filho de Joaquim Ronceiro, Joaquim Matreiro e António Leão


 Algum do público presente, sempre participativo e atento a todas as intervenções, divertido com algumas das estórias contadas.

Paulo Grilo, moderador da tertúlia, na apresentação e explicação de fotografias dos fornos da cal e da atividade forneira.

Sem comentários: